top of page

SOBRE

Caminhar pelo Cabanas: uma cartografia sobre o cotidiano do bairro é um projeto experimental realizado entre 2017 e 2018. Tendo como referência a prática jornalística que busca dar visibilidade para as histórias que não estão na grande mídia, a Cartografia, que é a habitação de um corpo em um território e acompanhamento desse processo, foi a metodologia utilizada para a execução deste trabalho. Fui guiada pelas minhas percepções sensoriais e estive aberta a novas descobertas acerca dos acontecimentos a minha volta. Foram necessárias oito caminhadas pelo bairro: as quatro primeiras foram realizadas sem roteiros pré-definidos; as últimas aconteceram baseadas nas apurações anteriores e serviram para o refinamento do projeto. Os registros se deram a partir dos elementos que me afetaram: o vai e vem das pessoas, a arquitetura, sons ambiente, cores, cheiro, etc. Todo o conteúdo presente no site foi captado via dispositivo móvel (vídeos e fotografias) e gravador (áudios das entrevistas e do cotidiano do bairro), e resultou em uma reportagem multimídia/mapa afetivo. É importante destacar que as narrativas aqui presentes são uma representação das minhas vivências no Cabanas. As caminhadas me permitiram a entrega ao acaso e ao imprevisível, e o relato dos moradores foi o principal critério utilizado durante a seleção/edição dos materiais captados.

Mariana Reis Pinto Leão

IMG_0821.JPG

Natural de Mariana - Minas Gerais, é graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui afinidade pela fotografia de rua e pela prática jornalística humanizada, fora do eixo da mídia hegemônica.

Tem experiência nas áreas de assessoria institucional e produção de eventos culturais. 

Foi integrante do grupo de pesquisa “Trapo: cidade e experiência”, que busca compreender a cidade por meio dos fenômenos comunicacionais relacionados à cultura visual, experiência estética e espaço urbano.

Em 2017, voluntariou-se no projeto de extensão “Nos Bastidores da Notícia: mídia e democracia”; o trabalho, em parceria com o Coletivo Mica - Mídia, Identidade, Cultura e Arte, foi destinado à realização de atividades relacionadas ao direito à comunicação, por meio da oferta de oficinas para os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas. Essa experiência foi importante para o projeto “Caminhar pelo Cabanas: uma cartografia sobre o cotidiano do bairro”, pois através dela que despertou-se o olhar para o lugar que é objeto de estudo deste trabalho.

bottom of page