
COMÉRCIOS
Além do aluguel de imóveis, o comércio potencializa a economia dos moradores do Cabanas. Supermercados, salões de beleza, oficina mecânica, lojas de eletrodomésticos, padarias, etc. Conheça um pouco da história dos comerciantes que entrevistei durante minha terceira caminhada na Diamantina, principal rua do bairro onde concentra-se a maioria dos estabelecimentos.
Junia
“A gente trabalha com laranja, mexerica, jabuticaba… e a verdura, sempre que tem, a gente tá vendendo”.
Marlene
“Às cinco, faço o café e frito os salgados. Às seis, eu abro, atendo, fico no caixa e ajudo na cozinha”.
Dalva
“Nenhum lugar da região de Mariana tem desse sorvete. Só aqui tem. O pessoal vem tudo pra cá. Eles gostam do sabor do sorvete, do ambiente, do atendimento…”
Maria Raimunda
“De manicure, eu passei a fazer doce. Eu era doceira. Aí comecei a vender roupa de porta em porta e, depois de sete anos, eu abri meu próprio negócio”.
Jean
“Aqui é um lugar bom pra trabalhar. É um ambiente tranquilo. Não tem muita amolação. Tem dia que a gente trabalha muito, tem dia que trabalha pouco, mas todo serviço é assim. Minha rotina é isso aí!”.
Marlon e Marcos
“Eu comecei [a trabalhar como barbeiro] em Furquim, onde morei por 18 anos, depois eu mudei pra Mariana e meu irmão já trabalhava no Cabanas, aí decidimos montar o salão aqui”.
Cristina
“A Diamantina é a rua mais movimentada do bairro. Não é a nível Centro mas [o Cabanas] é um bairro bem comercial".